sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

GRATA A MINHA MÃE -BLOGAGEM COLETIVA #52SEMANASDEGRATIDÃO







Minha mãe sempre foi uma pessoa muito determinada...engraçada e daquelas que não tem papas na língua,rsrsrs.Eu sempre admirei a sua força,o seu jeito desprendido de resolver as coisas.Era sempre a ela que os parentes recorriam quando tinha uma briga familiar...era a conselheira...a que dava bronca e todo mundo respeitava.
Com o fim da minha adolescência,ficamos mais próximas,mais amigas.A minha maturidade me fez entende-la melhor.
O nascimento do meu filho foi para ela o maior presente.Era o primeiro e tão esperado neto.Ela viveu esse fase de vovó intensamente,sem abrir mão dos mimos que toda avó faz.



Mas um dia as coisas começaram a ficar diferente.Seu comportamento estava mudando e passamos a estranhar algumas atitudes.Ela estava com 65 anos e entre idas e vindas ao médico,e alguns exames,ela foi diagnosticada com Alzheimer.Meu mundo desabou.Eu não entendia bem do que se tratava e fui em busca de respostas.Fiquei mais desesperada ainda.As informações que tem nos sites são bem desanimadoras.Fui buscar mais informaões e graças a Deus encontrei um jovem que cuidava da avó com Alzheimer e que encontrou no humor uma forma de lidar com a doença.Foi um balsamo para as minhas angústias.


Hoje a minha mãe tem 70 anos.Não vou dizer aqui que não sofro...sofro muito ainda e por isso já busquei ajuda com uma psicóloga.Mas procuro aproveitar mais o tempo que estou com ela,para dizer o quanto a amo e fazer uns mimos que ela me fazia quando eu era criança.É como se hoje os papeis se invertessem e eu é que sou a mãe dela,rs.
Não sei se ainda me reconhece ...as vezes parece que sim,mas aprendi que o importante é eu não esquecer dela.Sempre quando toco nesse assunto sinto um aperto no coração...uma vontade de que as coisas voltem a ser como antes...mas não vão voltar e eu sei disso.



Sou grata a minha mãe por tudo o que ela me ensinou,pelas broncas que me deu, pela proteção,pelo amor que dispensou a mim todos esses anos.
Hoje tento retribuir um pouco de todo esse amor
A doença nos traz um momento de reflexão muito grande.Não sou grata à doença...ainda não cheguei nesse nível de entendimento,mas aprendi muito com ela.
Sou grata a minha mãe pela mulher que me tornei.














17 comentários:

  1. Adriana, que linda mensagem de amor à sua mãe neste post! Parabéns!
    Fiz uma homenagem no meu post da BC ao meu pai.
    Mãe e pai são tesouros em nossa vida , não é mesmo?
    Bjs e feliz fds, lindona!

    ResponderExcluir
  2. São coisas da vida. Nós é que não estamos preparados para o fim. Força e aproveite a sua mãe enquanto ela está por perto. bjs

    ResponderExcluir
  3. Adriana:
    Isso mesmo dê muito carinho e amor!
    Sônia

    ResponderExcluir
  4. Olá Adriana!Muito me emocionou a sua postagem e a história da sua mãe. Como descrevi na minha outra postagem, o meu pai tambem passou por esses problemas. É dificil conviver com tais situações principalmente quando os personagens são nossos entes mais queridos.
    Que Jesus lhe dê as forças necessárias e envolva a sua mãe com muita luz. É o que desejo de coração.

    ResponderExcluir
  5. Dri, tá no caminho certo!
    Muito amor, bom humor, paciência e gratidão pelo papel que ela teve em sua vida.
    Não é fácil mas é um dia de cada vez, aproveite esse tempo com ela...
    Andréia

    ResponderExcluir
  6. Lindo agradecimento,reconhecimento e que tudo corra sempre bem por aí! bjs às duas,chica

    ResponderExcluir
  7. Que bom vc ter esse entendimento e maturidade. É tudo que sua mamãe precisa agora, do seu amor e cuidado. Com certeza não te faltará a força do Alto.
    Bjk e um abraço dos bons!

    ResponderExcluir
  8. Gratidão linda pela tua mãe! Todo amor expresso nesta homenagem.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Adriana,

    É dificil conviver com essa situação.
    Eu trabalho com uma senhora que foi diagnosticada há pouco tempo de Alzheimer. Tenho aprendido muito com isso.
    Ainda bem que você encontrou o rapaz que cuida da avó. Ele não se fez de vitima, e sim buscou soluções para conviver com esse terrível mal.
    Que Deus lhe dê toda a força e sabedoria pra cuidar da sua mãezinha.
    Sua gratidão é linda!
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. O amor é calmante. É o melhor remédio para qualquer mal e é sentido. Isso que é mais bonito, ele esta no toque, no sorriso, no olhar. Sua mãe sente, assim como sente a gratidão que vc tem por tudo que ela é. Bjoka amora, força.

    ResponderExcluir
  11. Bonita homenagem. Que bom que vc reconhece tudo isso.
    E continue assim, fazendo o melhor por sua mãe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Linda Homenagem a alguém que tanto fez por você! Que Deus lhe dê toda forca sabedoria e amor para cuidar dela. Boa semana pra vc. Bjos

    ResponderExcluir
  13. Lindo texto!!!! Excelente homenagem!!!
    Força para vocês nesse momento!!!
    Boa semana
    Abraços
    Carolina

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Adriana, deve ser realmente difícil lidar com essa situação. Tenha força!
    bjs e ótima semana

    ResponderExcluir
  15. Prezada Adriana. Que você possa ter sempre a compreensão das boas coisas que lhe são dadas pela presença de sua mãe. Pelas boas lembranças e ótimos exemplos que ela lhe desperta. Receba meu abraço e todas as boas energias para sua querida mamãe.

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida Adraina!
    Estou colocando as visitas em dia...
    Meu pai amado também teve aos 80 a tal doenaça mas não deu nenhum trabalho até os 85...
    Fiquei feliz que sua mãe já venceu até os 70... que espetáculo a medicina hoje em dia!
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir